Como manter os funcionários satisfeitos no trabalho?

Se relacionar bem com pessoas e fazer uma gestão adequada é sem dúvidas o principal desafio de um gestor — é necessário desenvolver e motivar seus funcionários e, o mais difícil, mantê-los satisfeitos. Tenho conversado e lido sobre o assunto e o que percebo é que de um lado há funcionários desmotivados, sem ânimo e apenas “cumprindo tabela”, enquanto do outro as empresas estão perdendo talentos, não sabendo como lidar com essa evasão e nem o que fazer para reter seus funcionários. Pensando nisso, escrevi esse post para compartilhar meus conhecimentos sobre o assunto e te ajudar a manter seus funcionários motivados no trabalho. Vamos lá?

Tenha o perfil da sua equipe mapeado

Vejo muitos gestores tratando todos da sua equipe exatamente da mesma forma. Isso não tem chances de dar certo: as pessoas têm necessidades diferentes e os gestores devem saber lidar com isso. Por esse motivo, é importantíssimo mapear o perfil da equipe. Só assim o gestor saberá que o João fica motivado se tiver mais autonomia, enquanto a Maria terá mais motivação se trabalhar em um horário flexível, por exemplo.

Ouça e dê feedback

Algumas das reclamações mais frequentes que ouço são “meu gestor não me dá ouvidos” e “identifiquei uma oportunidade de melhoria, mas meu gestor não quis nem saber das minhas sugestões “. Esse comportamento não é adequado para quem quer manter a equipe motivada e produtiva. Um bom gestor ouve tudo o que a equipe tem a dizer, sejam reclamações e insatisfações ou contribuições, ideias e dúvidas. Um gestor ainda melhor dá feedback construtivo e positivo sempre que for preciso, pois isso desenvolve e, claro, motiva o funcionário.

Use e abuse das ferramentas de desenvolvimento

Conheço muitas empresas utilizando ferramentas de desenvolvimento apenas por modismo ou “para inglês ver”. Desenvolvimento está diretamente ligado à motivação dos funcionários, pois se um funcionário sente que a empresa tem real interesse em sua carreira e utiliza artifícios para que ele se desenvolva, isso o deixa satisfeito e diminui as chances de que busque outras oportunidades.

Uma empresa preocupada com o desenvolvimento de seus funcionários sabe reconhecer seus méritos e tem plano de carreira bem elaborado, plano de sucessão, benefícios flexíveis, avaliações de desempenho justas e, no melhor dos mundos, bolsas de estudos para ajudar no crescimento pessoal e profissional. Essas ferramentas são só algumas das mais utilizadas hoje, mas com certeza você poderá encontrar outras que se adequem ao perfil da sua empresa e que deem suporte para um bom desempenho com gestão de pessoas.

Adote um modelo de gestão que incentiva a motivação

Gestores reclamando da falta de motivação da equipe são o que mais vejo por aí. Mas esses gestores não param para se perguntar se não estão sendo centralizadores demais, inflexíveis demais, e até mesmo exigentes demais. O modelo de gestão está diretamente relacionado com a motivação também; afinal, o que as pessoas querem hoje é uma gestão participativa, transparente, aberta, flexível e que dê liberdade para a execução do trabalho.

Eu entendo, o gestor está lá para exigir produtividade, coordenar e orientar. Mas uma das principais características de um bom líder é exatamente conseguir influenciar as pessoas a agirem da forma necessária. Se um gestor é capaz disso sem ser coercitivo, esse é um sinal de que ele conseguiu cativar a equipe, o que indica que o time está feliz e em sintonia.

Invista na qualidade de vida dos funcionários

Nem só de desenvolvimento sobrevive a motivação dos funcionários: é importante que eles percebam recompensas e ganhos na qualidade de vida. Funcionários desenvolvidos, com perspectivas de carreira, bem recompensados e com equilíbrio entre vida pessoal e profissional são funcionários satisfeitos, o que resulta na retenção de talentos, no aumento da produtividade e, consequentemente, da competitividade da empresa.

Se você seguir as dicas que eu dei e buscar se aprimorar cada vez mais com recursos para manter seus funcionários motivados e satisfeitos, tenho certeza de que conseguirá levar sua gestão empresarial a um nível de excelência. Como você mantém seus funcionários satisfeitos? Conte suas experiências nos comentários!

Fonte: http://www.guiaempreendedor.com/como-manter-os-funcionarios-satisfeitos-no-trabalho/



Deixe uma resposta